Boletim Sanasa
Campinas!
Desafio:
Num momento de escassez de água, a Sanasa Campinas precisava orientar a população quanto à situação do abastecimento dos rios. Muitas vezes, quando o abastecimento estava normal para uso consciente, as pessoas, com receio de desperdiçar água, chegaram a ficar sem utilizar a descarga das casas, aumentando o risco de epidemias sanitárias.
Ideia:
Por ser uma campanha informativa, era preciso um conceito de fácil assimilação. Para isso, utilizamos a linguagem universal das cores - verde, amarelo e vermelho - para simbolizar a situação dos rios que abastecem a cidade. Criamos, assim, o Boletim Sanasa Campinas: o verde indicava situação normal, o amarelo, possibilidade de restrição e o vermelho, racionamento. Para atingir toda a população de maneira eficiente, foram feitos informes diários na TV, rádio e mídias sociais.
Resultado:
Com o Boletim, a população passou a saber exatamente o que fazer em cada situação. A água da cidade continua sendo utilizada com consciência e a imagem de empresa transparente junto à opinião pública só melhorou.
Nova campanha utiliza as cores para informar a população sobre a situação do abastecimento de água em Campinas. Assim, em tempo real, o Boletim Sanasa passou a contar com sinalizadores gigantes nos pontos mais importantes da cidade.
Press Kit Imprensa
Como uma das principais mídias utilizadas foi o rádio, pensamos em potencializar a divulgação através de canais do youtube das próprias emissoras. Alguns radialistas têm programas transmitidos online. Assim, encaminhamos a cada um deles um kit de sinalização para auxiliar na informação da situação em que os rios se encontravam naquele momento.